Novidades

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Abertura do Festival de Cinema da Bienal de Curitiba traz o filme “Arábia”

O Festival começa na quinta-feira, 9 de novembro, e vai até o dia 19 apresentando diversos circuitos de cinema nacional e internacional
Foto: Matheus Ribeiro (Lamparina).

Na última quinta-feira, 9, começou o Festival de Cinema da Bienal de Curitiba. A abertura ocorreu no shopping Crystal, no Espaço Itaú de Cinema, e apresentou o filme “Arábia”, dos diretores Affonso Uchôa e João Dumans. A mostra vai até o dia 19 de novembro e ainda deve exibir mais de 100 produções, nacionais e internacionais, entre curtas metragens e longas.

As apresentações ocorrerão, além do Espaço Itaú, no Cine Guarani (Portão Cultural), na Cinemateca de Curitiba e no SESC Paço da Liberdade. Entre as diversas películas, estão novas produções de países como Israel, China e Noruega, entre outros. Já os clássicos que serão exibidos contam com “Ran”, de Akira Korusawa, “Novelle Vague”, de Jean-Luc Godard, e muito mais.

O filme
Foto: Divulgação (bienaldecuritiba.com.br/2017/cinema/arabia/)

Cristiano (Aristides de Sousa), é um ex-presidiário que após ser solto viajou por várias partes do país à procura de um bom emprego até chegar em uma velha fábrica de alumínio, em Ouro Preto, Minas Gerais.

Cristiano registra toda sua jornada em um caderno que um dia é encontrado pelo jovem André, morador da Vila Operária, bairro vizinho a fábrica.

Crítica
Arábia não é apenas uma história de um homem tentando ajustar sua vida após sair da cadeia. No decorrer do longa somos apresentados a outros personagens com histórias de vida tão difíceis quanto a do protagonista.

A direção de arte nos presenteia com frames excelentes graças a bela fotografia de Leonardo Feliciano que torna ainda mais intensa a reflexão sobre o estado do trabalhador brasileiro no período em que vivemos.  O exemplo maior disso se encontra na relação entre a piada contada pelo personagem “Nato” e uma das frases finais de “Cristiano”, relação esta que parece explicar o nome do filme.

Cristiano diz: “E tudo o que a gente tem é esse nosso braço forte e a nossa vontade de acordar cedo”.

Serviço - Festival de Cinema da Bienal de Curitiba 2017
Data: de 9/11 a 19/11.
Custo: Sessões gratuitas e a R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia).
Locais de exibição:
Espaço Itaú de Cinema (Shopping Crystal) - Rua Comendador Araújo, 731 - Batel.
Cine Guarani (Portão Cultural) - Av. República Argentina, 3432 - Portão.
Cinemateca de Curitiba - Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco.
SESC Paço da Liberdade - Praça Generoso Marques, 189 - Centro.

Para mais informações:

--
Por Juan Lamonatto e Matheus Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot